Calcular o Lucro sobre Animais

imgestradaSe sua fazenda que está chegando agora ao caminho do controle financeiro, sabe o que fazer, mas ainda não tem muita certeza de como fazer e se a estratégia vai dar certo, você precisa ler este texto.

No último post disponibilizamos algumas planilhas que podem lhe auxiliar colher as informações mais básicas.

Hoje vamos falar de como fazer o calculo sobre o custo de seus animais e o fluxo e separação das informações coletadas, primeiro temos que entender melhor as etapas desse processo e principalmente as informações necessárias, vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Como exemplos vamos usar uma compra de um lote de 27 bovinos para engorda e permanência de 5 meses na fazenda.

1 – Compra/Nascimento: Essa é porta de entrada do animal na fazenda, então temos que saber o valor estimado de cada animal, seja pelo valor do kg/arroba ou pelo custo unitário.

Obs: Sempre surgem dúvidas de como estimar o valor do nascimento, podemos deixar como ZERO.

2 – Custeio:

Custeio é o tempo que o animal permanece na propriedade e os respectivos gastos que teve com o mesmo ao longo desse período, ao adicionar valores ao custeio de animais vamos ratear para todos, podemos separar em 4 grandes grupos que são:

– Medicamentos: Como próprio nome diz vacinas e todos tipo de medicamento, sendo considerado somente o custo do produto, mão de obra se encaixa em outro grupo;

– Alimentos: Todos tipo de gastos com alimentação dos animais, no caso de silagem podemos estimar o custo de produção da mesma e repassar para o animais;

– Baixas/Adicionais: A morte ou roubo de animais devem ser consideradas custeio pois isso vai influenciar no resultado de venda final.

– Despesas Gerais (indireto): Aqui entra as despesas como mão de obra, combustível, energia elétrica, juros, entre outros. São os custos fixos e variantes para manter seus animais no campo,  esses grupos podem ser bem separados ou mais resumidos, dependendo do tamanho da propriedade.

3 – Vendas:

Essa é paimgvendarte mais fácil, temos que buscar o valor médio para cada animal vendido para efetuar o calculo e chegarmos ao lucro final.

4 – Balanço:

imgbalancoAo final podemos saber o valor do lucro e a porcentagem que essa venda nos oferece, levando em consideração o valor de compra e de custeio.

venda – (compra + custeio) = lucro

Resumo
imggeral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *