Raça Limousin

Limousin 3Raça nativa da província de Lemosím, no sudoeste da França. A pelagem é de coloração amarelo-claro com áreas mais claras em torno dos olhos, focinho, ventre, períneo e extremidades dos membros. Apresenta grande massa muscular e alto rendimento de carcaça, devido a sua origem francesa, onde os animais eram selecionados para dupla aptidão (tração e carne).

A raça se destaca pela alta precocidade, qualidade e homogeneidade de carcaça. A cabeça possui tamanho médio, forte e proporcional ao corpo.

No Brasil

Já nos tempos do Império, quando nosso pais era dirigido por Dom Pedro II, veio ao nosso país um engenheiro francês no ano de 1850, viajando a trabalho, especificamente na cidade de Ouro Preto (MG), com a função de supervisor de uma obra encomendada pelo então Imperador, ficando hospedado por um longo período em uma propriedade mineira, onde manteve uma grande amizade com o fazendeiro.
Em uma de suas vindas ao Brasil, trouxe na bagagem um presente que na sua opinião, iria melhorar em muito o rendimento de carne no rebanho de seu amigo, um touro da Raça Limousin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *